top of page
Buscar

Resenhas de alguns capítulos do livro: Teologia do Novo testamento de (Marshall)

Atualizado: 20 de dez. de 2023





O EVANGELHO DE JOÃO

O autor do Evangelho de João por esta cientes de ataques a doutrina cristã desenvolve uma teologia ancorada nos acontecimentos históricos com a finalidade de introduzir conceitos básicos sobre a verdade de Cristo. Por acreditar tão firmemente no novo movimento cristão, ele queria escrever um evangelho que apresentasse sua verdade essencial da melhor maneira possível. Sua esperança era que pudesse escrever um que não fosse apenas verdadeiro, mas que oferecesse uma apresentação da fé cristã que superasse as objeções de seus críticos e ganhasse o respeito das pessoas educadas e cultas de sua época. Esse objetivo nos ajuda a entender muitas das características únicas do evangelho de João, especialmente aquelas que contrastam fortemente com os evangelhos sinóticos. Explica a omissão no Evangelho de João de muitos itens encontrados nos relatos anteriores.

AS EPISTOLAS DE JOÃO

As três Epístolas de João, de acordo com Marshall, tratam dos fundamentos da fé e da vida cristã - fé e amor. O leitor que entender a mensagem dessas cartas curtas, mas essenciais, terá uma base sólida na doutrina cristã. Este grupo de Epístolas, diz Marshall, é também um bom ponto de partida para o estudo do Evangelho de João. O livro foi escrito para que os estudantes da Bíblia pudessem não apenas dominar o conteúdo das Epístolas de João, mas também entender melhor a teologia joanina como um todo.

O APOCALIPSE DE JOÃO

Certamente o Livro do Apocalipse é um livro que nos traz grandes expectativas o autor mostra quer o livro é apocalíptico, profético e epistolar focar em quão aterrorizante e amorosa é a justiça O Apocalipse é um Livro supremamente escatológico que significa, a vinda de Cristo na glória, não como um bebê humilde e sim como Jesus Cristo o Rei em uma majestade aterrorizante.

O EVANGELHO, AS EPISTOLAS E O APOCALIPSE DE JOÃO

O evangelho é um relato da vida de Jesus. As três cartas são cartas pessoais que João escreveu às pessoas para encorajá-las em sua fé e dar alguns ensinamentos teológicos; e o apocalipse foi uma epistola profética. O autor nos lembra que há um debate sobre a autoria de todos os livros joaninos, não vejo razão para duvidar de que o apóstolo João foi o autor de todos os documentos. O evangelho e as três epistolas e apocalipse. “A conclusão é que Deus é mais poderoso do que os opressores e, desse modo os crentes podem ter certeza na vitória final.” MARSHALL,

A EPISTOLA AOS HEBREUS

Esta exposição tem como premissa um cumprimento de tudo o que Deus disse antes sob os testemunhos dos profetas. A promessa do Evangelho é obtida por meio de Cristo por uma peregrinação à "cidade" celestial, para aqueles que ouvem, abraçam e perseveram na palavra de Deus. Hebreus é apresentado como um sermão pastoral. A mensagem assume a validade das passagens do AT. Deus falou em Salmos e outras passagens do AT. Moisés dá testemunho de coisas que seriam ditas. A finalidade de Cristo é mostrada por como Cristo cumpre a aliança de Deus no Pentateuco. Por meio de Sua palavra no Filho, Deus convida seu povo para uma vida baseada na certeza de Sua promessa de salvação futura.

A EPISTOLA DE TIAGO

A epístola de Tiago não foi simplesmente dirigida à congregação em Jerusalém, mas às doze tribos que estão espalhadas. Isso nos prepara para um alcance maior. Não inclui apenas os judeus cristãos. Os israelitas em geral também são abordados onde quer que estejam – não apenas na terra, mas também fora dela – “na dispersão” . (v. 1). dirigiu-se não apenas aos judeus cristãos ou judeus em geral, mas às doze tribos que estavam espalhadas. A carta de Tiago é mais moralista do que dogmática, onde ele não combate ensinos errados, porém chama o povo a praticar boas obras. O escritor fala sob perseguição, pobreza e riqueza, controle da língua, cuidado com órfãos e viúvas, maldição, ostentação, juramentos e oração

A PRIMEIRA EPISTOLA DE PEDRO

Nesta carta, Pedro estava se dirigindo aos membros da Igreja que viviam nas cinco províncias romanas da Ásia Menor. Pedro chamou seus leitores de “eleitos” por Deus. Ele escreveu para fortalecer e encorajar os santos em sua prova de fé e prepará-los para uma prova futura que seria como “uma chama de fogo”. A mensagem de Pedro também ensinou aos membros como reagir à perseguição. O apostolo Pedro apresentou uma teologia explicita encorajando os seus leitores a uma vida pratica tendo o seu principal tema a natureza da vida cristã.

A EPISTOLA DE JUDAS

A razão direta da composição do Judas é a ocorrência de falsos mestres entre os destinatários. O autor da carta os repreende por desrespeitar o poder do Senhor e blasfemar contra os poderes sobrenaturais. Além disso, ele insinua que os seguidores dessa doutrina levam uma "vida de imoralidade". Judas se concentra em localizar hereges através das literaturas e tradição judaicas e através da verdade encorajar os fiéis a confiar no único governante que é Jesus Cristo

A SEGUNDA EPISTOLA DE PEDRO

As razões para escrever são os já mencionados "falsos mestres", a quem "Pedro" tenta combater com sua teologia. A prescrição de 2 Pedro já revela através de sua linguagem ("a mesma fé preciosa que nós") que o autor pensa nas categorias de ortodoxia e heresia. Em segunda Pedro observa que ela é muito semelhante a epistola de Judas. E o apostolo buscar combinar a revisão da vocação dos cristãos com a admoestação de buscar um conhecimento cada vez mais profundo de Jesus Cristo. As "preciosas e grandíssimas promessas" foram dadas para que os cristãos pudessem escapar da luxúria e "participar da natureza divina". Com isso aumentar o progresso espiritual dos leitores e a condenação dos falsos mestres 2Pe 2.1-22

HEBREUS, TIAGO, 1-2 PEDRO E JUDAS NO NOVO TESTAMENTO

Com isso podemos encontrar algumas semelhanças na coleção de livros quando retiramos os sinóticos, epistolas paulinas Atos e literatura joanina e resta “HEBREUS, TIAGO, 1-2 PEDRO E JUDAS” tais grupos de livros tem uma linguagem que se assemelha a antiga aliança onde ela se desenvolveu na tradição, com ênfase na devoção do sofredor justo e na preocupação da prática, observa uma enorme quantidade de citações do antigo testamento elas tem características pastoral no sentido pessoal e todas elas apontando para o Senhor Jesus Cristo.


Resumo Crítico:

Estes capítulos foram extremamente importantes para a compreensão da representação de Jesus Cristo no Novo e Antigo Testamento eles foram intensamente detalhados, certamente deve ser um dos livros mais completos sobre o Novo Testamento. Encontrei muitos fatos e conceitos interessantes aqui. Observei que o autor tratou de questões básicas de forma profunda, digo isso observar sua descrição das epistolas de Tiago e Judas que possui enormes dificuldades de interpretação e Marshall explica de forma simples e de fácil compreensão. Da mesma forma Hebreus que parece ser um sermão e de difícil entendimento o autor demonstrar uma grande habilidade de harmonizar as duas Alianças e apontar para o Cordeiro santo “Jesus Cristo”



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page